A VIA DA PAZ
Os desafios presentes nesta proposta não devem ser encarados como a "luta" que temos pela frente, mas a "paz" que escolhemos. É claro que isso é um mero jogo de palavras. O objetivo deste "jogo" é ser mais enfático com relação à escolha inequívoca da paz como via de solução de problemas.
Historicamente, tudo que se fez em nome da paz, sem ser autenticamente paz, acabou se revelando ineficaz ao longo do tempo. Não apenas para os criadores dessas idéias, mas para todos que se apressaram em adotá-las como justificativa de suas atitudes nada pacíficas. A cada dia, se confirma a fragilidade de qualquer tentativa de solução que não seja estabelecida sob uma autêntica atitude de paz, num ambiente de sincera busca da paz.
A paz é a inteligência, a sinceridade sendo adotadas nos foros de qualquer tipo de disputa. É a única via durável de verdadeiras soluções.
Esta comunidade não pretende ser, portanto, um espaço reivindicatório. Não deve ser um local de protestos, de posicionamentos ideológicos ou políticos. Com metas claras, estabelecidas em projetos objetivos, o desejo é encontrar caminhos técnicos para atender necessidades apuradas e priorizadas pela Sociedade, através do apoio manifestado com contribuições espontâneas.
A Filosofia discorre sobre a diametral diferença entre paz e passividade. Há que se agir com firmeza e, para tanto, o pêso e a medida são aferidos no âmbito da técnica. Se necessário, mais estudos, mais levantamentos, e não mobilização política ou engajamento.
É saudável que esses legítimos direitos civís façam parte da vida de todos os cidadãos e cidadãs que assim desejarem, mesmo sendo membros desta comunidade. Porém, que isso aconteça nos espaços apropriados e em nome dos grupos ou agremiações que escolherem. Nunca em nome ou em atividade da comunidade.