O caminho da construção

. primeiros passos
. projeto básico
. divulgação imediata
. condições indispensáveis
. reconhecimento público


Clique em um dos itens acima para navegar nas opções.

voltar























CARÊNCIAS INICIAIS

-Pessoas interessadas em participar da reunião inicial para formação da Comunidade de Investimento Social e divulgação desta proposta

-Cessão de um espaço adequado para uma reunião inicial

EM SEGUIDA....

-Pessoas identificadas com a proposta e interessadas em participar do Grupo de Gestão

-Apoio de profissional e/ou empresa de informática para construção do Portal da cinvs

-Apoio de profissional ou empresa de Contabilidade para criação dos demonstrativos contábeis que serão adaptados ao Portal

-Cadastro de profissionais de várias áreas que se disponham a contribuir com idéias e esclarecimentos nos respectivos comitês técnicos

topo

























PROJETO BÁSICO

O objetivo deste projeto é apresentar, com um pouco mais de detalhes, as ferramentas e os mecanismos que vão dar origem às primeiras ações diante da comunidade, caso surjam interessados suficientes para uma reunião inicial.

(1)-Criação de um grupo de divulgação - a proposta não aceita a abordagem direta. Mas pode-se formar equipes de palestrantes que, à convite de empresas ou outras organizações, apresentariam a proposta para grupos de funcionários. Obviamente, sem fazer qualquer solicitação de contribuição ou sequer aceitar qualquer doação durante ou após a palestra.

A divulgação na mídia convencional também é claramente aceitável. Propagandas na TV, rádio, jornais, out doors, cartazes, fazem parte de uma estratégia aceita pela Sociedade. É uma "abordagem indireta" que não constrange as pessoas atingidas pelas mensagens.

Deve-se estudar também a formação de um grupo que avalie os padrões éticos da eventual exposição de marcas de empresas que apoiem projetos.

(2)DEFINIÇÃO DOS MODELOS DE DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS - Para que a aproximação de entidades aconteça, serão necessárias doações. E para recebê-las é necessário permitir o rastreamento do uso efetivo dessas doações. Esse rastreamento só será possível através de demonstrativos que conciliem a clareza técnica do dado contábil com a máxima simplicidade possível da informação apresentada pela página eletrônica.

Para tanto é indispensável o apoio de profissional de contabilidade para propor modelos de demonstrativos que contemplem esses objetivos.

Seria necessário primeiro um tipo de demonstrativo padrão, para ser adaptado a cada entidade que aderir a esta proposta, indicando receitas e despesas da entidade.

Outro demonstrativo indispensável é o que vai apresentar o movimento de doações que chegam da sociedade como um todo, via página eletrônica ou outra forma qualquer. Ou seja, entradas e saídas via cinvs(*). Este demonstrativo deve permitir o rastreamento de uma doação que tenha sido feita pela página eletrônica da cinvs e que, pelas normas expostas, deverá ser distribuída entre as entidades filiadas. O rastreamento deve permitir a confirmação da entrada da parcela referente a cada entidade, no demonstrativo de cada entidade.

A criação dos modelos desses demonstrativos vai depender de doação do serviço por parte de profissional habilitado ou equipe.

(*) A distribuição do dinheiro que entrar como doação para a cinvs vai ser estabelecida previamente, no início do mês, de acordo com uma planilha calculada com base no movimento das entidades no mês anterior.

(3)-Criação do Portal Eletrônico
.sistema eletrônico de doações (conforme planilhas contábeis);
.sistema eletrônico de rastreamento de uso das doações;
.modelo de páginas para entidades;
.sistema de apresentação dos projetos para facilitar a participação de empresas interessadas em apoiar;
.discussão do conteúdo definitivo (textos, conceitos, etc);

(4)-Aglutinação dos comitês técnicos (Psiquiatria e Psicologia, Recursos Humanos, Gestão Educacional, Educação Artística, Educação Física, Pediatria e Puericultura, Geriatria, Administração, Contabilidade, Sanitarismo, Nutrição, ....)
ATENÇÃO: A idéia não é fazer com que os comitês técnicos assumam todas as atividades referentes às suas áreas. Os grupos de profissionais vão definir o que pode ficar por conta do voluntariado e o que exige contratações, de mão de obra empregada ou não. Vão definir também linhas a serem adotadas, etc. Ou seja, os comitês técnicos terão a função de deliberar sobre as linhas gerais de atuação naquela área profissional. O que for necessário contratar vai ser apresentado à comunidade, na forma aqui admitida.

(5)-Formação do Comitê Gestor - Três membros fixos (vão manter a seqüência do trabalho) e mais um representante de cada comitê técnico

(6)-Agenda para preparação de um Plano Diretor definitivo.

topo

























DIVULGAR PARA FAZER ACONTECER

O primeiro passo para participar é formar a sua própria opinião sobre esta proposta. Conhecê-la, pelo menos até encontrar algo que pareça suficiente para convencer você a acreditar - ou não - que este pode ser um caminho inicial para mudanças.
A sua inscrição para a reunião inicial pode ser feita agora mesmo pelo link na página de rosto.
Para quem achar que deve participar desde já, pode contribuir com o esforço de divulgação. A sugestão é que antes você leia o texto a seguir.

SERÁ OU NÃO SERÁ?

Esta proposta não conta com outra forma de divulgação. Só estará sendo divulgada por pessoas como você, que receberam a informação da existência dela e se interessaram em conhecê-la. Porém, o desejável é que a divulgação seja coerente com os princípios desta proposta.

SEM SPAM

Apêlos do tipo "divulgue para o máximo de pessoas possível", "passe pra todos que você conhece", NÃO representam uma contribuição adequada.

O interessante é que você passe e-mails para uma ou outra pessoa que você acredita que se interessaria por isso. Se possível, comente algo. Será uma divulgação mais qualitativa.

Agindo desta forma vai ser possível, desde a primeira aproximação com esta proposta, expor todo o respeito e o cuidado que se dedica às pessoas convidadas a fazer parte deste esforço. Sem invasões de privacidade, sem coações de qualquer espécie. Tudo relacionado à máxima espontaneidade, tanto por parte de quem já se identificou com a proposta como por parte de quem ainda está por conhecê-la.

JULGAMENTO PÚBLICO

A formulação desta proposta não foi baseada na certeza de que se tem aqui uma resposta para tantas situações que parecem insustentáveis. Ela está baseada, sim, na certeza de que, o senso de pessoas movidas por um novo apêlo, pode sugerir reflexões e novas experiências. Delas, vão surgir novos questionamentos, novos conhecimentos. E assim um círculo virtuoso pode se formar e trazer soluções.

Na medida que isso tudo aconteça de forma espontânea, vai acontecer também de forma verdadeira e sólida.

Portanto, a iniciativa de apresentar esta proposta está baseada na segurança de um certo julgamento público. E este julgamento se efetiva a partir da divulgação que ela pode alcançar.

A divulgação consciente desta proposta vai permitir um olhar cuidadoso por parte de cada pessoa que se aproximar dela. Vai permitir um julgamento mais isento por parte de cada um e, se for o caso, uma vontade capaz de se transformar em atitude num curto espaço de tempo.

DIVULGAR MAIS

Se você acha ainda que deve dar conhecimento disso a alguém que você não conhece pessoalmente, a alguma universidade, ou empresa, seja lá a quem for, vale fazê-lo. Mas sempre explicando porque achou que deveria levar até aquele alguém a existência da proposta desta comunidade.

Você pode ainda divulgar a comunidade em suas conversas. E, se achar que pode facilitar, tem uma página modelo que pode ser impressa e recortada em vários cartões, que você pode entregar pessoalmente.

SEM CONVITE

É recomendável também que ninguém peça para outra pessoa DIVULGAR esta página. Convide apenas a CONHECER. Se o conteúdo parecer interessante ela vai acabar encontrando esse mesmo texto. E então vai decidir por sí só se quer ou não divulgar.

São apenas algumas sugestões. Por favor, reflita e aja de acordo com a sua consciência.

É bom lembrar que tudo que está sendo apresentado nesta pagina está aberto à discussão. Os rumos que serão finalmente tomados dependem do que vai ser deliberado pelas pessoas que se propuserem a participar. Elas estarão assim participando da autoria de algo que ainda vai se constituir, de uma forma que ainda vai se revelar.

A PRINCIPAL COISA A SER FEITA AGORA PARA QUE ESTA PROPOSTA ACONTEÇA, É SE INSCREVER PARA A REUNIÃO INICIAL.

A OUTRA CONTRIBUIÇÃO POSSÍVEL E IMPORTANTE É A DIVULGAÇÃO

A DECISÃO É SUA.

(Cartões para divulgação)

topo




























ANTES DE MAIS NADA....

DOIS DESAFIOS INICIAIS

Esta proposta está em construção.

Se muitos acreditarem, vão participar.

Mas o objetivo pretendido só vai ter chances de ser atingido se duas condições essenciais forem satisfeitas:

1ª. PARTICIPAÇÃO VERDADEIRAMENTE ESPONTÂNEA de cada interessado. Esta página eletrônica apresenta as próprias carências iniciais desta proposta e as vias de participação. Vai testar a eficiência em si mesma. Se não houver suficientes participações espontâneas, nem para dar uma forma produtiva a esta proposta, não faz sentido imaginar que haverá doações ESPONTÂNEAS suficientes para atender tantas pessoas e entidades, que hoje precisam pedir diretamente para o próprio sustento. Ou melhor: se não funcionar para nós, não deve funcionar para eles. Neste caso, esta proposta se encerrará aqui;

2ª. RESPONSABILIDADE SOCIAL durante todo o tempo. Esta proposta precisa das luzes de conhecimentos técnicos e científicos, vindos de profissionais das várias áreas envolvidas (que se proponham a oferecer). Pelo menos para um encaminhamento inicial. Sem isso seria uma irresponsabilidade - mesmo que cheia de boa vontade - tentar ajudar alguém. A forma que esta proposta vai ter no futuro, depende do que for indicado tecnicamente a partir de agora.

A única identidade desta proposta neste momento são os três princípios básicos: "motivação para transformação pessoal", "transparência ativa" e "espontaneidade". Se, a partir desses pilares, não surgirem suficientes manifestações (espontâneas) de apoio, que viabilizem a construção de projetos cientificamente embasados, não é responsável dar continuidade a este trabalho com amadorismo. Neste caso, também encerra-se aqui.
topo


























VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

Esta proposta sugere diversas mudanças. Mas isso não significa absolutamente uma crítica ao que tem sido feito até agora. É fundamental, neste momento, reconhecer a importância e o mérito dos que vêem conduzindo os esforços nas áreas aqui citadas. E, principalmente, é importante reconhecer que eles estão estabelecidos sobre o REAL, sobre o que tem se mostrado factível. Já esta proposta, até agora apresenta apenas idéias, que ainda vão ter que confirmar se são realmente viáveis na prática ou se são apenas uma boa oportunidade para mais debates.

topo