Uma entidade que recebe doações precisa estar disposta a abrir todo o movimento contábil on line, via Internet, além de receber - atenciosamente, conforme um programa interno de atendimento - interessados em fiscalizar pessoalmente. No caso desta comunidade, um sistema eletrônico deve permitir o rastreamento do efetivo uso de qualquer contribuição material que uma entidade filiada receba. A entidade deve ter também compromisso com uma metodologia científica de atendimento dos beneficiados. Por exemplo, uma entidade que atende crianças precisa ter um projeto pedagógico, etc.
É uma espécie de "contrato aberto" com a Sociedade, onde são selados compromissos públicos de eficiência, eficácia e transparência. Desta forma fica muito fácil caracterizar um autêntico investimento social a partir de uma doação, feita de forma muito prática, podendo constar no balanço social do doador.
Para doações de móveis ou roupas, uma Central de Donativos vai dar a máxima moralidade e o melhor aproveitamento para as doações. Para tanto, será feita uma triagem inicial, classificando cada produto quanto às condições de uso. E algumas doações serão apresentadas em pregão eletrônico, tipo "Mercado Livre", para reverter fundos à entidade eventualmente indicada pelo doador.