O primeiro passo para participar é formar a sua própria opinião sobre esta proposta. Conheça-a, pelo menos lendo o "conteúdo resumido". Se tiver interesse, a sua inscrição para a reunião inicial pode ser feita agora mesmo clicando aqui.
Você pode contribuir também com o esforço de divulgação. A sugestão é que antes você leia o texto a seguir.
Esta proposta não conta com outra forma de divulgação. Só estará sendo divulgada por pessoas como você, que receberam a informação da existência dela e se interessaram em conhecê-la e compartilhar isso. Porém, o desejável é que a divulgação seja coerente com os princípios desta proposta.
Apêlos do tipo "divulgue para o máximo de pessoas possível", "passe pra todos que você conhece", NÃO representam uma contribuição adequada.
O interessante é que você passe e-mails para uma ou outra pessoa que você acredita que se interessaria por isso. Se possível, comente algo. Será uma divulgação mais qualitativa.
Agindo desta forma vai ser possível, desde a primeira aproximação com esta proposta, expor todo o respeito e o cuidado que se dedica às pessoas convidadas a fazer parte deste esforço. Sem invasões de privacidade, sem coações de qualquer espécie. Tudo relacionado à máxima espontaneidade, tanto por parte de quem já se identificou com a proposta como por parte de quem ainda está por conhecê-la.
A formulação desta proposta não foi baseada na certeza de que se tem aqui uma resposta para tantas situações que parecem insustentáveis. Ela está baseada, sim, na certeza de que, o senso de pessoas movidas por um novo apêlo, pode sugerir reflexões e novas experiências. Delas, vão surgir novos questionamentos, novos conhecimentos. E assim um círculo virtuoso pode se formar e trazer soluções.
Na medida que isso tudo aconteça de forma espontânea, vai acontecer também de forma verdadeira e sólida.
A divulgação consciente desta proposta vai permitir um olhar cuidadoso por parte de cada pessoa que se aproximar dela. Vai permitir um julgamento mais isento por parte de cada um e, se for o caso, uma vontade capaz de se transformar em atitude num curto espaço de tempo.
Se você acha ainda que deve dar conhecimento disso a alguém que você não conhece pessoalmente, a alguma universidade, ou empresa, seja lá a quem for, vale fazê-lo. Mas sempre explicando porque achou que deveria levar até aquele alguém a existência da proposta desta comunidade.
Você pode ainda divulgar a comunidade em suas conversas. E, se achar que pode facilitar, tem uma página modelo que pode ser impressa e recortada em vários cartões, que você pode entregar pessoalmente.
É recomendável também que ninguém peça para outra pessoa DIVULGAR esta página. Convide apenas a CONHECER. Se o conteúdo parecer interessante para a pessoa, ela própria vai acabar encontrando esse mesmo texto. E então vai decidir por sí só se quer ou não divulgar.
São apenas algumas sugestões. Por favor, reflita e aja de acordo com a sua consciência.
É bom lembrar que tudo que está sendo apresentado nesta página está aberto à discussão. Os rumos que serão finalmente tomados dependem do que vai ser deliberado pelas pessoas que se propuserem a participar. Elas estarão assim participando da autoria de algo que ainda vai se constituir, de uma forma que ainda vai se revelar.
A PRINCIPAL COISA A SER FEITA AGORA PARA QUE ESTA PROPOSTA ACONTEÇA, É SE INSCREVER PARA A REUNIÃO INICIAL.
A OUTRA CONTRIBUIÇÃO POSSÍVEL E IMPORTANTE É A DIVULGAÇÃO
A DECISÃO É SUA.